PROBLEMAS FINANCEIROS? RESOLVA-OS APLICANDO 4 TÉCNICAS SIMPLES

problemas financeiros

Quando você está passando por problemas financeiros e não consegue lidar com a situação, a sua vida acaba sendo afetada. Como consequência o seu rendimento diminui, podendo gerar até doenças físicas ou psicológicas por causa das dívidas que estão se acumulando. Contas para pagar e gastos sempre irão existir. Mesmo pessoas que gastam pouco podem acabar ficando endividadas se não souberem gerenciar bem esse dinheiro. Mas como evitar problemas financeiros?

Anote Tudo Para Evitar Problemas Financeiros

Pessoas que conseguiram atingir a independência financeira tem controle sobre os seus gastos, ou seja, elas têm noção exatamente do quanto ganham e quanto elas gastam. Quando você não sabe a quantia que está desembolsando diariamente, fica mais complicado ter uma ideia de quando você conseguirá quitar suas dívidas. Desta forma, o ideal é montar uma planilha ou utilizar algum aplicativo para te ajudar a organizar as suas finanças. Você precisa documentar todo os seus gastos. Assim, você conseguirá saber onde é o ralo do seu dinheiro e consequentemente economizar mais.

Crie uma Meta para Guardar Dinheiro

Para sair das dívidas é fundamental ter uma meta. Pois, além de facilitar a nossa vida, é possível ter um panorama geral. Se você conseguiu bater a meta antes do prazo sabe que vai pode ficar mais tranquilo. Agora se ela ainda está longe de se tornar realidade, sabemos que é necessário um pouco mais de esforço. O mais interessante de tudo isso, é que depois de sair das dívidas você pode acumular mais dinheiro para realizar outros sonhos como a compra de um imóvel, carro ou viajar.

Saiba Negociar Para Não Ter Problemas Financeiros

Muitas pessoas tem costume de querer comprar um produto ou serviço de primeira, sem pesquisar e ter mais informações. Isso pode causar problemas, pois você pode estar gastando mais do que o necessário. Nesse caso uma dica valiosa é negociar e avaliar se é vantajoso pagar à vista ou parcelado. Nos pagamentos à vista é possível convencer o fornecedor a dar um bom desconto para você. Mas se isso não for possível, você deve analisar a sua situação de crédito e seu capital, para decidir qual a melhor forma de fazer o pagamento. Lembre-se sempre utilize o crédito a seu favor.

Pagamentos À Vista e Pagamentos A Prazo

Um dos grandes vilões do endividamento são as contas parceladas. Isso porque elas dão uma falsa sensação de que você está gastando pouco. Porém, independente se for à vista ou a prazo será necessário desembolsar uma determinada quantia. Além disso, as contas parceladas podem acabar saindo com um valor duas vezes maior do que realmente era, por conta dos juros.

Para fazer as compras a prazo você precisa ter um controle financeiro. Isso te dará uma previsibilidade, ou seja, você conseguirá ter uma noção dos seus ganhos e gastos alguns meses a frente. Tendo este controle, você poderá aproveitar os benefícios de algumas compras parceladas e poderá adquirir alguns bens sem se descapitalizar.

E você está passando por problemas financeiros? Me conte nos comentários qual é a sua maior dificuldade em termos de controle financeiro.