QUER MELHORAR AS SUAS FINANÇAS? SIGA ESSES 3 PASSOS

finanças

Você já parou para analisar como é a sua relação com o dinheiro? O seu perfil é mais conservador? Daquele que gosta de controlar todos os gastos e economizar ou você é daqueles que são mais desapegados e acabam gastando como se não houvesse o amanhã? Em qualquer um desses perfis, é muito importante que você pense em atitudes que podem melhorar as suas finanças, principalmente para estar preparado para o futuro.

Você já pensou em fazer um controle dos seus gastos, mas ainda não colocou em prática? Então, saiba que já passou da hora de tomar essa atitude. Uma boa gestão financeira traz muitas ventagens e tranquilidade a longo prazo. Imagine não ficar desesperado com a chegado da fatura do cartão de crédito ou não ficar desesperado pensando em como poderá pagar as suas contas? Seria ótimo, não é mesmo? Por isso, no artigo de hoje reuni três passos importantes para você colocar as suas finanças em dia.

Faça Um Bom Planejamento Para as Suas Finanças Pessoais

O planejamento é um dos passos mais importantes para conseguir ter uma vida financeira tranquila. Como todos nós sabemos não existe uma gestão sem planejamento, e nas finanças pessoais isso não é diferente. Se o seu objetivo é conseguir pagar as contas e ter dinheiro sobrando para curtir a família, você precisa fazer um planejamento.

Para começar, registre todas as suas entradas de dinheiro que são garantidas. Depois disso, pense em todos os gastos que você sabe que terá, como conta de água, luz, aluguel, escola do filho e afins. Também não se esqueça de incluir um dinheiro destinado ao seu lazer e alimentação. Se houver uma possibilidade também separe dinheiro para uma reserva em caso de emergência. Por menor que seja a quantia, ela poderá te ajudar em períodos de grande necessidade.

Quite Suas Dívidas Para ter Uma Vida Mais Tranquila

Na maioria das vezes quando queremos muito ter algo não pensamos em como a aquisição deste item irá afetar a nossa vida financeira. Esse é um grande erro, pois na euforia das compras nós perdemos a visão de longo prazo. Neste momento você acaba não vendo quais são as melhores alternativas para adquirir aquele bem e como ele pode entrar no seu planteamento, você simplesmente faz a ação de compra. Em muitos casos, acaba se arrependendo e pode até comprometer as suas finanças, ficando endividado.

A primeira coisa que você deve fazer para organizar a sua vida financeira é pagar as dívidas com os juros mais altos. Elas são as responsáveis por acabar com o seu dinheiro mais rápido. É como se você estivesse sozinha num barco remando para um lado e no outro tivesse cinco pessoas remando para o outro. Por isso, se quiser ganhar essa batalha, você deve derrubar o cara mais forte que está remando para o outro lado. Negocie as suas dívidas de acordo com o seu planejamento e acabe com elas o mais rápido que conseguir sem comprometer o seu orçamento.

Invista Seu Dinheiro

Depois de deixar as contas em dia e não ter dívidas a pagar, você estará pronto para fazer novos investimentos. Chegou o momento de fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Comece buscando por investimentos que estejam de acordo com o seu perfil. Leia bastante sobre o assunto e busque se informar. Não caia na conversa dos gerentes de bancos. Na maioria das vezes, eles querem vender apenas o que é bom para o banco e não para os seus rendimentos. Empresas especializadas no assunto podem ser uma boa opção para o seu investimento ter a máxima rentabilidade de acordo com o seu perfil.

E você tem dificuldades para manter as suas finanças em dia? Qual é a sua maior dificuldade neste quesito? Me conte nos comentários abaixo.

Ate a próxima!