JÁ CHEGOU A HORA DE VOLTAR A INVESTIR EM IMÓVEIS?

investir em imóveis

Nos últimos anos a economia brasileira passou por momentos caóticos, onde a inflação estava descontrolada e investir em imóveis, uma modalidade bem conhecida entre os brasileiros, passou a não ser mais tão vantajosa. Hoje, embora alguns imóveis tenham um valor bem maior, há algumas oportunidades que podem ser aproveitadas.

O crescimento do setor de construção civil tem criado diversas oportunidades para compra de imóveis tanto novos quanto usados. Entretanto, para quem sonha em ter uma casa própria ou imóveis para alugar, precisa avaliar muito bem esse investimento, antes de dar o veredito final.

Vantagens
Investir em Imóveis é Seguro

Como já falamos por aqui, o investimento no mercado imobiliário possibilita uma segurança maior. Isso porque, quando você compra um imóvel, seja casa, apartamento, sala comercial você está adquirindo um patrimônio físico e por isso, não pode ser facilmente tomado ou roubado. No mercado de investimentos, a segurança nem sempre está acompanhada da alta lucratividade, por este motivo, antes de comprar um imóvel, faça uma análise para saber se realmente é um bom negócio.

Investir em Imóveis têm Ótimas Chances de Rentabilidade  

Todos nós sabemos que a compra de um imóvel precisa ser muito bem pensada e analisada. Por isso, de forma alguma faça uma compra sem fazer essa análise. É importante, por exemplo, analisar a localização do imóvel antes de fechar o negócio. Além disso, você pode procurar corretores que sejam ligados ao mercado de investimentos e que te ajudem a procurar a melhor oportunidade de investimento. Depois de encontrar o seu imóvel, a rentabilidade vai ser um ponto muito positivo para você fazer este investimento. Procure sempre por áreas de alto índice de valorização para que com o tempo o valor aumente de forma constante e significativa.

Investir em Imóveis tem Oportunidades na Crise

A crise nem sempre é ruim. Nela surgem oportunidades incríveis de investimentos, e no caso dos imóveis não é diferente. Com a alta dos preços e também com a grande quantidade de imóveis disponíveis, você pode encontrar verdadeiras pechinchas. Claro, para isso você precisa estar preparado, isto é, ter capital para investir e negociar valores ainda melhores. Esse período é importante para conseguir algumas oportunidades que quando o mercado vai bem, estão disponíveis para poucos.

Desvantagens
Altas Taxas de Juros

Como a economia no Brasil não está totalmente estável, isso acaba prejudicando os investimentos em imóveis, por causa das altas taxas de juros, crédito escasso e caro, excesso de oferta de imóveis e a baixa liquidez. Além disso, diversas empresas estão despedindo funcionários, havendo assim, a necessidade de um recurso extra. Como consequência, você teria que fazer uma venda forçada do seu imóvel perdendo totalmente o valor.

Não Vale a Pena Comprar Para Alugar

Muitas pessoas compram imóveis já pensando em alugar, porém essa não é uma boa alternativa. Neste caso, o melhor a se fazer é comprar cotas de fundos imobiliários ou até mesmo colocar o montante na renda fixa. Desta forma, o retorno será maior do que um simples aluguel do imóvel. Para saber se essa modalidade é vantajosa, você precisa fazer as contas. Vale a pena imobilizar um grande capital para ter um retorno tão baixo?

A Liquidez Não é Imediata

Mesmo que um imóvel esteja sempre apresentando liquidez no mercado, deve ser levado em consideração que ela não será imediata. Por isso, se você tem preferência por ter dinheiro em mãos ou de uma hora para outra e não tem uma reserva que possa utilizar imediatamente, terá que recorrer a outras fontes de recursos, até que consiga vender o imóvel. Esse período de liquidez deve ser considerado na hora de analisar se investir em imóveis é uma boa opção.

E para você investir em imóveis é a melhor opção atualmente? Deixe o seu comentário aqui embaixo me contando a sua experiência.

Até a próxima.