O MUNDOS ESTÁ MUDANDO E OS INVESTIMENTOS TAMBÉM

investimentos

Com o surgimento dos cartões de crédito e débito cada vez menos as pessoas estão utilizando o dinheiro físico. Essa virtualização traz grandes vantagens aos consumidores que podem fazer compras online, realizar pagamentos e fazer transferências apenas com um clique. Não pense que essa evolução parou por aqui, o próximo passo para os investimentos, são as fintechs.

O que é Uma Fintech?

O termo Fintech foi criado a partir da junção das palavras finanças e tecnologia. Passando a designar o segmento de serviços financeiros das startups (empresas inovadoras que facilitam processos por meio do uso das tecnologias e desenvolvem novas formas de lidar com o dinheiro). Outra característica das fintechs é oferecer serviços relacionados com o dinheiro com um custo inferior comparado aos oferecidos pelos bancos. Além disso, contam com um nível alto de eficiência.  

A intenção desse meio é deixar de lado os paradigmas criados para o sistema financeiro tradicional e criar novos modelos de negócio. Proporcionando mais agilidade e menos burocracia.  No Brasil, existem mais de 247 startups em diversas categorias como pagamentos, gestão financeira, empréstimos, investimentos, funding, seguros e negociação de dívidas.

O que Diferencia uma Fintech de um Banco Tradicional?
Taxas cobradas

A estrutura dos bancos é enorme, com centenas ou milhares de agências, funcionários e terminais de atendimento ao público. Ao contrário de uma fintech, que conta com equipes e estruturas menores e dinâmicas, permitindo a cobrança de taxas inferiores aos dos bancos para operações parecidas.

Nascidas digitais

Os bancos estão sempre procurando oferecer serviços no telefone ou pela internet para adaptar o seu atendimento aos novos meios. As fintechs já nasceram dentro da internet, o que ajuda a torná-las mais flexíveis e menos burocráticas.

Soluções mais rápidas

A tecnologia utilizada nas fintechs permite conhecer melhor o seu cliente e oferecer soluções mais rápidas e eficazes direto da tela do computador ou celular. Diferente dos bancos que são mais conhecidos pelas dificuldades do atendimento.

Principais Fintechs Brasileiras Para Fazer Investimentos

Quando pensamos no ramo de pagamento, o Nubank tem uma grande expressão neste mercado. A empresa conseguiu arrecadar mais de R$ 600 milhões no ano passado em cinco rodadas de investimentos. Um dos grandes benefícios que tornaram o Nubank conhecido foi a ausência da taxa de anuidade e taxas menores do que a padrão. Além, é claro, de poder contar com um atendimento 100% online para resolver qualquer problema.

Já em termos de gestão financeira, o Guia Bolso tem o maior destaque. Em maio do ano passado, a startup recebeu um aporte de R$ 60 milhões, em apenas uma rodada de investimentos composta pelos gigantes desse setor. Hoje, o aplicativo tem mais de 3 milhões de usuários, tornando-se referência quando o assunto é controle de gestão financeira.

Você pode até nunca ter ouvido esse nome, mas a chance de ter usado alguma tecnologia da Adyen é grande. Isso porque, essa fintech presta serviços para empresas como Uber, Netflix, Spotify e Airbnb. Possibilitando assim, que operações com pagamento se tornem mais simples e seguras.

Gostou de saber como essas empresas estão revolucionando os investimentos e a gestão financeira? Deixe o seu comentário aqui embaixo me contando quais dessas empresas você já conhecia e se utiliza algum aplicativo ou software de gestão financeira e investimentos.

Até a próxima