FUNDOS DE INVESTIMENTO: ENTENDA O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM

fundos de investimento

Você tem dinheiro para investir e não sabe por onde começar? Os fundos de investimento pode ser uma boa opção para você. Um investimento funciona como um veículo para você alcançar um objetivo. Por isso, é necessário que o fundo escolhido esteja de acordo com o seu perfil. Se você pretende fazer uma viagem para daqui um ano, essa não é a melhor escolha, mas se o seu objetivo é acumular patrimônio por vários anos, os fundos pode ser uma excelente alternativa.

O que é São os Fundos de Investimento?

Os fundos de investimento funcionam como se fosse um condomínio, onde várias pessoas se juntam para fazer um investimento que é controlado por um gestor de fundo. A partir disso, os investidores compram cotas e passam a fazer parte deste ‘condomínio’. Assim como em um residencial, o fundo tem um regulamento. Nele são estabelecidas regras de funcionamento que são aplicadas igualmente para todos os cotistas.

Nessa aplicação, o gestor é o responsável por gerar rentabilidade, controlar os riscos da carteira e tomar decisões de investimentos com o dinheiro dos cotistas. Para isso, ele acompanha diariamente os recursos e avalia as possibilidades existentes, cenários, acontecimentos políticos e econômicos.

Tipos de Fundos de Investimento

Existem vários tipos de investimentos, desde os mais conservadores, sendo ideal para quem não gosta de assumir riscos muito altos, até os fundos mais sofisticados, que possibilitam rendimentos melhores.

Curto prazo: São aplicados apenas em títulos públicos ou privados pré-fixados ou indexados a CDI/Selix ou a outros índices.

Referenciados: Investem 95% de sua carteira em títulos ou operações com o objetivo de acompanhar as variações dos indicadores escolhidos.

Renda fixa: Devem ter 80% da carteira em ativos relacionados à variação da taxa de juros ou à um índice de inflação.

Ações: É necessário manter 80% da carteira investida em ações negociadas em bolsa de valores ou em mercado de balcão organizado.

Cambiais: Deve ter 80% da carteira em ativos relacionados à variação de preços da moeda estrangeira ou do cupom cambial.

Dívida externa: Aplicam 80% do seu patrimônio em títulos representativos da dívida externa de responsabilidade da União.

Multimercado: Esse fundo envolve diversas modalidades de investimentos. Tendo características como performance, risco e liquidez muito diferente de outros.

Vantagens de Investir nos Fundos de Investimento

Quando você se junta com outros investidores, os custos ficam mais baixos. É a mesma diferença de morar em uma casa ou condomínio, ou seja, se você quiser ter as mesmas comodidades de um condomínio em uma casa, vai sair mais caro do que dividir a conta com outros moradores.

Outra vantagem é a possibilidade de aplicar mesmo com poucos recursos. Os fundos de investimento tem um valor mínimo para que seja realizado o primeiro investimento e para os aportes periódicos. Apesar dessas restrições, existem opções em que aplicação inicial é R$ 100.

Além disso, você vai ter um profissional para gerenciar os seu negócio 24 horas por dia. Sendo essencial para conseguir alcançar uma boa rentabilidade e diminuir os riscos.

O que Devo Analisar Antes de Investir?

Taxa de administração: É comum que exista uma variação nas taxa de administração. Entretanto, é necessário ficar de olho, pois quando elas são muito altas, os riscos dos rendimentos serem corroídos por elas são bem maiores. Taxas entre 1% ou 1,5% são aceitáveis dependendo do retorno que está sendo oferecido.

Tributação: Assim como a taxa de administração é preciso conhecer um tipo de  tributação. Pois, cada fundo oferece uma específica, caso ela não seja bem escolhida poderá afetar os seus ganhos.  

Regras para resgate: Cada fundo oferece uma forma diferente para que o investidor faça o resgate. Alguns caem na conta com um dia útil, já outros pode demorar um período a mais. Verifique essa questão antes de fazer a aplicação.

Para você qual é a melhor forma de investimento? Deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima.