COLOQUE AS SUAS FINANÇAS PESSOAIS EM DIA AGORA MESMO

finanças pessoais

Organizar as finanças pessoais é um ponto essencial na vida de todos nós. As dificuldades financeiras podem trazer diversos transtornos e acabam afetando o aspecto emocional, produtividade no trabalho e o ambiente familiar. Não adianta pensar que a quantia de dinheiro é responsável pela resolução dos seus problemas. Enquanto, você não souber se organizar financeiramente sempre estará passando por dificuldades.

Faça um Orçamento Mensal

O primeiro passo para conseguir organizar as finanças é fazer um orçamento. Separe um dia no mês para conseguir anotar tudo o que você ganha (salário, aluguéis e ganhos eventuais) e como esse dinheiro vai ser gasto de acordo com as suas necessidades. Isso vai ajudar a identificar as contas que deverão ser pagas e como você poderá poupar dinheiro. É importante que sempre haja uma sobra de 10% a 20% da sua renda.

Coloque Suas Contas no Débito Automático

Que atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de pagar uma conta e acabou pagando juros. Alguma vez isso já deve ter acontecido com você. Por isso, para simplificar coloque suas contas no débito automático. Assim, você nunca vai se esquecer de pagar nenhuma dívida e não vai ter a sensação de descontrole. Essa alternativa é ideal para aquelas contas que precisamos pagar todos os meses, como água, luz e aluguel.

Poupe Sempre que Puder 

Não é porque está sobrando dinheiro que você precisa gastar tudo até ficar sem nada. Se não começar a poupar agora, nunca terá dinheiro para realizar os seus sonhos e projetos pessoais. Além disso, vai te ajudar a passar por situações de emergências. Imagine se acontece um imprevisto e você tem que sair pedindo dinheiro emprestado? É um momento constrangedor. Por isso, assim que receber faça uma transferência imediatamente. Se você é uma daquelas pessoas que sempre deixa para guardar depois, a transferência programada é uma possibilidade que alguns bancos oferecem e que pode te ajudar muito.

Evite Comprar a Prazo Para Ter as Finanças Pessoais em Dia

Sempre que for possível, compre à vista. Deixe o consumismo de lado e junte o dinheiro necessário para conseguir comprar o que tanto deseja. Essa atitude pode te ajudar a conseguir bons descontos e outras vantagens exclusivas. Muitas vezes o pagamento a prazo tem juros tão altos que é possível levar dois itens com o valor de um se o pagamento fosse à vista. Dessa forma, financie apenas em situações específicas, em que o valor a prazo seja vantajoso para você.

Tenha Uma fonte de Renda Extra

Se você está gastando mais do que a sua receita permite, o ideal é colocar as contas em dia por meio de uma fonte de renda extra. Embora, existam diversas formas para conseguir equilibrar as finanças pessoais, é importante escolher algo que se encaixe no seu perfil.

Trabalhar horas a mais é a alternativa de muitas pessoas. Porém, depois de um tempo vira algo maçante e desgastante. Dessa forma, é importante optar por trabalhos mais simples, mas que tenham um retorno significativo. Você pode optar pelos investimentos, por exemplo, no início eles podem funcionar bem como uma renda extra.

E você como faz para conseguir colocar as finanças pessoais em dia? Deixe sua dúvida ou comentário abaixo.