OS 4 GRANDES ERROS DE QUEM FRACASSA NOS INVESTIMENTOS

investimentos

Mesmo os investidores mais experientes estão propensos a cometer erros na hora de investir. Por isso, conhecer o caminho que você vai percorrer e os obstáculos que serão enfrentados é fundamental para se dar bem nas suas escolhas. Além disso, para fazer bons investimentos é necessário aprimorar suas habilidades com disciplina maturidade e pró-atividade. 

No artigo de hoje vamos falar sobre os quatro erros de quem fracassa nos investimentos.

Não Diversificar os Investimentos

Quem está começando, geralmente, não pensa muito além, só quer saber de investir e pronto. Porém, ao investir todo o seu dinheiro em ações você estará entrando em uma situação de risco e ficando vulnerável e mais desprotegido em caso de eventuais perdas. O risco aumenta quando além de investir em ações, você comprar de apenas uma empresa. Neste caso, você estará vivendo na corda bamba. Isso porque caso a empresa esteja vivendo uma situação de dificuldade, você irá perder uma parte considerável do seu investimento. Então, não aposte todo o seu dinheiro em apenas uma modalidade ou empresa, diversifique.

Seguir Apenas o que Outros Investidores Estão Falando

Procure ficar bem longe de “dicas quentes” ou “segredos infalíveis” para ter sucesso no mercado de investimentos. Não fique dando ouvidos para quem está recomendando compras e vendas de ação de uma determinada corretora, pois em alguns casos essa pessoa poderá estar agindo por interesse próprio e não para te ajudar. Se você quer ter sucesso nos investimentos pense por conta própria. Pois, os ganhos e perdas estão relacionados a quantia de dinheiro que está sendo aplicada, tempo de investimento e conhecimento do investidor. Seja disciplinado e paciente que os resultados virão.

Comprar Ações em Alta e Vender na Baixa

Se você está comprando ações na alta e vendendo na baixa esse está sendo um dos seus principais erros. Isso ocorre porque muitos investidores seguem as recomendações de outras pessoas cegamente. O problema disso, é que essas pessoas podem não passar de simples amadores e por isso, não tem um conhecimento técnico suficiente para opinar. Nós seres humanos tendemos a nos deixar influenciar em determinados momentos de euforia, como consequência nos transformamos em vítimas de pessoas de má fé. Desta forma, a primeira regra que você precisa ter na sua cabeça, é jamais comprar na alta e vender na baixa. E além disso, confiar em quem realmente entende do assunto.

Investir em Algo que Você não Entende

São incontáveis pessoas que compram ações de empresas sem saber sequer o nome delas. Outro problema é o fato desses investidores ignorarem a área de atuação que essas organizações investem. Um bom investidor de forma alguma vai investir o seu dinheiro em algo que não tem conhecimento. Você precisa conhecer melhor a empresa, assim já consegue minimizar os riscos, podendo realmente analisar se aquele negócio tem potencial.

Antes de investir em uma ação certifique-se de que conhece o suficiente do que está comprando e saiba os motivos de estar fazendo esse investimento. Procure fazer perguntas como:

  • O que esta empresa faz?
  • Quais produtos ou serviços ela oferece?
  • Eu entendo como funciona o seu negócio?
  • Eu me sinto confortável em investir nesse tipo de negócio?
  • Por quê escolher este empresa e não outra?

E você já cometeu algum desses erros que citei no artigo? Deixe o seu comentário aqui embaixo contando as suas dificuldades.