AINDA É UM BOM INVESTIMENTO? O QUE ESPERAR DAS CRIPTOMOEDAS EM 2018

criptomoedas

Não dá para negar que em 2017 as criptomoedas foram um sucesso mundial e alcançaram um nível altíssimo na economia do mundo todo. Além disso, o criptomercado passou a ser assunto nos principais jornais, telejornais e revistas. Tendo o bitcoin como principal moeda digital que seguiu ditando as tendências de alta e baixa do criptomercado. Embora as previsões para este ano sejam boas, é preciso ter cautela e analisar todos os aspectos que envolvem as moedas virtuais.

Criptomoedas Passam Por Uma Grande Variação

Apesar de ter sido um bom ano para a bitcoin, é preciso levar em consideração que ela é descentralizada, não é emitida por um banco central e não depende da política monetária de qualquer instituição. A partir disso, ninguém consegue controlar as suas transações. Dessa forma, o que garante essa moeda virtual é a demanda em bolsas especializadas. Como consequência, algumas situações podem afetar de forma significativa a demanda pela moeda.

Em setembro do ano passado após a China avisar que pretendia proibir a venda de bitcoins e outras criptomoedas nas bolsas nacionais, o preço do bitcoin alcançou o seu pior valor do segundo semestre de 2017. De acordo com o ex-diretor-executivo do fundo de cobertura Fortress, Michael Novogratz, acredita que o valor do bitcoin nos próximos 13 meses vai quadruplicar em relação ao seu valor atual e atingir a marca dos 40 mil doláres, o que equivale a 128 mil reais.

Antes de Começar a Investir Fique Atento

É muito comum ver que as criptomoedas estão crescendo e querer investir.  No entanto, é importante ficar atento para não apostar só na alta. Isso porque as moedas virtuais tem uma variação muito grande. Isso significa que a moeda pode subir 10% e cair 15% amanhã. Dessa forma, é possível compreender que para investidores mais conservadores, esse não é o tipo de investimento recomendado.

Segundo Richard Rytenband é um erro achar que a cotação sempre vai aumentar, por isso, é necessário ter cautela.

Comece Com Pouco e Avalie os Riscos

Comece com pouco se você está começando nesse meio. É possível fazer investimentos a partir de R$ 10. Além disso, você deve estar ciente dos riscos que estará correndo. Um deles é que existe a possibilidade de roubo de carteiras com o dinheiro virtual. Ou seja, os hackers podem atacar e você perder tudo. Outra questão que deve ser levada em consideração são as transações que poderão ter um custo mais alto do que outros investimentos.

2018 Será o Ano dos Bitcoins?

Enquanto muitas outras criptomoedas dispararam subiram forte no início do ano, o bitcoin começou com um cenário mais estável. Alguns especialistas apontam que os investidores estão começando a correr atrás da próxima “super moeda” ou próximo "bitcoin", como alguns gostam de chamar. Quem tiver paciência para analisar e estudar vai conseguir encontrar a moeda que realmente irá durar e gerar frutos duradouros nos rendimentos.

E para você qual será o futuro das criptomoedas? Deixe o seu comentário aqui embaixo contando se a bitcoin vai continuar sendo a moeda principal desse ano ou não.

Até a próxima