COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES DE ACORDO COM O SEU PERFIL INVESTIDOR

como investir na bolsa

Se você está pensando em fazer um investimento, ser fiel ao seu perfil de investidor é fundamental para conseguir alcançar o sucesso nas suas aplicações financeiras. Desta forma, agir contra a sua personalidade pode trazer um série de consequências negativas, piorando ainda mais a sua situação. Quando você opta pela bolsa significa que está querendo alcançar uma rentabilidade superior comparado a outros investimentos. Por isso, você deve estar ciente e atento aos riscos que estará correndo em troca de alta lucratividade.

No artigo de hoje vou explicar como você pode investir na bolsa de valores tendo um perfil conservador, moderado ou agressivo.

Como Investir na Bolsa de Valores Sendo Conservador

Se você é iniciante, provavelmente, é mais cauteloso. Esse perfil permite evitar riscos maiores e conhecer melhor o mercado para se tornar um investidor experiente. O cliente conservador prioriza a segurança e prefere investimentos seguros àqueles que podem render mais dinheiro. Além disso, eles evitam aplicações de grande risco, pois não tem paciência para as variações bruscas ou mudança de mercado. Como consequência, acabam deixando de ganhar grandes quantias ou evitar maiores perdas.

Para manter o seu perfil conservador, é importante investir a longo prazo. Desta forma, faça um planejamento, levando em consideração, o resgate deste investimento só depois de muito tempo. Caso você queria sacar esse capital antes, você poderá sair com menos dinheiro do que entrou. Também não conte com essa quantia para pagar contas ou viajar pelos próximos dois anos.  

Como Investir na Bolsa de Valores Tendo um Perfil Moderado

O perfil moderado tem características tanto do conservador quanto do agressivo. Embora, ele possa investir em qualquer tipo de ativo, sempre vai buscar o mercado de ações. Pois, nele é possível garantir maior rendimento com riscos equilibrados. Assim como o conservador, ele busca comprar ações de boas empresas visando o futuro e procurando manter o equilíbrio entre o rendimento e o crescimento. Além disso, quando ele encontra uma brecha para fazer uma operação mais rápida com essas ações, não deixa de fazer.

Como Investir na Bolsa de Valores Tendo um Perfil Agressivo

O perfil agressivo é aquele que não se importa em fazer grandes apostas em negócios se os lucros forem altos. Ele sempre vai buscar por rendimentos que estejam acima da inflação e por isso, aceitam as oscilações nos retornos dos seus investimentos. Desde que isso não afete o seu patrimônio em médio prazo. O foco deste perfil é não perder dinheiro. Outra característica dos investidores agressivos está relacionada ao seu conhecimento amplo e frieza na hora de tomar decisões.  Em alguns momentos, ele chega a investir 100% do seu patrimônio em ações na corretoras. 

Saber qual é o seu perfil, não significa que você só poderá investir em determinado fundo a partir de agora. Essa medida é adotada para ajudar os bancos e investidores terem mais consciência dos investimentos que são mais adequados e oferecidos para cada tipo de personalidade e condições de investimento.

Conseguiu descobrir qual é o seu perfil de investidor? Então, comente na área abaixo qual é o seu perfil e porque você acha que se encaixa neste perfil.

Até a próxima.