5 DICAS PARA COMEÇAR O ANO NOVO COM AS FINANÇAS EM DIA

ano novo

Geralmente, quem tem dívidas acumuladas acaba armazenando ainda mais contas com o passar do tempo. Como consequência, acaba se transformando em uma bola de neve no futuro. Por isso, muitas pessoas acabam se colocando a disposição de fazer qualquer esforço para sair das dívidas e começar o ano novo com o pé direito. 

Não é de hoje que esse problema afeta grande parte dos brasileiros. Alguns criam dívidas inacabáveis. Já outros são mais inteligentes e guardam dinheiro para realizar sonhos e objetivos. Como comprar a própria casa, trocar de carro, fazer uma viagem para o exterior.

Estamos na reta final do ano e você o que fez com a sua vida financeira? Conseguiu manter tudo dentro do esperado ou está preocupado com a sua situação financeira no ano novo? No artigo de hoje vou te contar cinco dicas para você começar o ano com o pé direito. 

Comece o Ano com o Pé Direito Fazendo o Controle do Seu Orçamento Financeiro

Como já falamos várias vezes aqui, a primeira coisa que você deve fazer é registrar todos os seus ganhos e gastos. Seja conta de alimentação, energia, educação, TV a cabo, internet, telefone, entre outros. Partindo dessa ideia, você precisa ter sempre o mesmo padrão de gastos, de forma que não extrapole as suas condições financeiras.

Se você deseja começar o ano com as dívidas em dia, você deve evitar ao máximo gastar dinheiro com despesas desnecessárias. É muito comum que alguns gastos passem despercebidos, portanto, ao anotar as dívidas você consegue entender onde e o seu ralo de dinheiro. Cuidado com anuidades de cartões de crédito, juros por pagamentos atrasados e despesas com alimentação todos os dias. Embora pareçam ser gastos pequenos, no final do orçamento faz toda a diferença.

Estabeleça Objetivos Futuros Para o seu Dinheiro no Ano Novo

Não importa se são planos a curto ou longo prazo contanto que eles possam ser atingidos. Pode ser dar entrada em uma casa, comprar um notebook ou trocar de carro. O sonho é seu e você poderá realizar da forma que achar melhor. No entanto, é importante fazer um bom planejamento para atingir esse objetivo à vista ou com a maior entrada possível. Deixe de lado aquela ideia de realizar sonhos por meio de prestações.

Seja Firme com o Seu Planejamento Financeiro

É muito comum desanimar no meio do caminho, mas seja firme consigo mesmo para não perder o foco na hora de cuidar das finanças. Se você sair linha, você estará prejudicando si mesmo cedendo aos próprios caprichos. A consequência de não conseguir controlar os seus gastos pode acarretar em você nunca conseguir construir um patrimônio e vai sempre conviver com o fantasma das dívidas.

Pesquise Por Preços Mais Baixos

Por mais que seja cansativo, no final você vai reparar que teve uma grande mudança ao pesquisar por um determinado período. Sendo assim, não compre no primeiro lugar que te oferecerem. Você pode conseguir um desconto ainda maior da mesma coisa que estão te oferecendo. Locais como shopping devem ser evitados, visto que na maioria das vezes, eles têm um preço maior do que outras lojas do comércio.

Dê Adeus as Compras Parceladas no Ano Novo

Um dos grandes vilões que ajudam a aumentar o seu endividamento são as compras parceladas. Na maioria das vezes, ao parcelar um item você poderia comprar dois produtos com o mesmo dinheiro. É normal ter uma falsa sensação de que você está gastando pouco, já que você não viu a quantia sair de uma vez do seu bolso. Enquanto na verdade o comportamento que você está tendo está abrindo o caminho para o endividamento.

Desta forma, se você costuma fazer compras “picadas” com o cartão de crédito, experimenta tirar o dinheiro do seu bolso toda vez que for comprar algo. Quando chegar em casa você verá a sua carteira mais vazia. Outro ponto positivo de não parcelar as contas é que com o dinheiro você consegue ter mais descontos.

E você vai começar o ano novo com o pé direito ou esquerdo? Deixe o seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima